terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Tragédia no Meco

É com muito orgulho e muito amor pela academia que vos deixo este texto do meu antigo Dux. Espero que com ele percebam o verdadeiro sentido da praxe. E lembrem-se a escola é boa para a integração dos alunos na sociedade mas (infelizmente) não deixa de haver bullying dentro dela...

"Nunca quis entrar nesta histeria anti praxe... mas eis que o faço porque fui e ainda sou,quando posso, praxista.
Fico espantado quando num momento de luto,porque morreram pessoas, ninguém os chora. Só os pais a pedirem explicações (deixo já um abraço solidário, ainda que não sendo pai, choro por eles).

O resto deste povo, deste meu povo, do qual eu faço parte SEMPRE, quando o CR7 faz «hat tricks» aos suecos, (porque até aí era uma"merda"), tem sempre um julgamento e uma sentença pronta. Para o que sabe e para o que não sabe. Ainda não se sabe se foi praxe ou se foi um grupo de gente trajada...Há portugueses a morrer em desastres de viação...e ainda há gente a conduzir bêbada... Julgar e arranjar bodes expiatórios é o que, nós, portugueses fazemos de melhor....

Mas o que interessa portanto é bater em alguém. Porque alguém tem que ser culpado. Da morte infeliz e lamentável desses jovens que infelizmente estavam lá. Não se sabe se em praxe ou não. Mas os culpados desse infeliz e lamentável episódio são os praxistas. Todos eles. Até os que ajudam os mais carenciados, os que limpam matas, os que organizam dias da beneficência para ajudar instituições de caridade, os que realmente fazem praxe e integram com apontamentos,sebentas e conselhos os mais novos. Acabe-se com isso!

A nossa comunicação social faz do melhor que lhes compete, infelizmente....o vender jornais, arranjar audiencias num país que "come" a casa dos segredos e as repetições dos casos das arbitragens.....ACORDA PORTUGAL!!! A piada está em estações de televisão a lutarem por audiências que vivem de "reality shows". De repente, para dizer mal da praxe, tudo se une para julgar o particular como um todo. 

Gostava de ver essa assertividade quando o mundo nos classifica como uns merdas. Não há, escondem-se. Porque, infelizmente, o pseudo-jornalismo neste país, dizem-me que é de esquerda. Independentemente do que seja, pelos vistos é mal informada, capaz do julgamento fácil e barato para fazer as primeiras páginas do sensasionalismo.... Haja por favor mais qualidade em quem escreve para esta mui nobre Nação....E antes que critiquem o meu texto por algum português incorrecto, eu não sou um profissional, não me pagam para escrever.

Sou apartidário mas é gritante esta difamação gratuita, incólume e desinformada sobre a praxe. Num país dito moderno,haja o direito às diferenças e às opções. Sejam elas de estilos de vida, de sexualidade ou de adopções.... fico confuso em ver quem defenda a liberdade de escolha e depois declaram-se anti coisas que nunca viveram, ou se o fizeram foi de repente, e, sem dúvida, pelos motivos errados....qual é o argumento ou base de sustentação do mesmo agora?

Para que fique claro defendo que a Praxe seja de integração e não de abusos. Partilhando um pouco da minha vivência pessoal sobre este assunto, enquanto praxista activo e até Dux nunca procurei ser conotado como um Calígula ou como um Átila.
Procurei sempre respeitar as diferenças, até porque estas são, indubitavelmente, positivas. E, para que fique claro, as praxes em Lisboa são diferentes do Porto, Coimbra, etc....Este assunto mereceu uma boa hora de conversa com um grande amigo, advogado ,que ao jantarmos, comparámos episódios de praxes de Coimbra e do Porto das quais saudosisticamente presenciámos....com um hiato de 50 anos.

A minha intervenção vem, portanto, no sentido da racionalidade de evitar julgar o particular pelo todo.... Defendo que se deve apurar o que realmente aconteceu no Meco, muito embora salvaguardando que a Praxe se distancia de (possíveis) erros individuais. Se tal se provar. que seja julgado como qualquer outro cidadão que se provado culpado aprenda com os actos cometidos.

Mas é mesmo isso que merece a nossa atenção ou é mesmo o estado deste País? Concentrem-se, vá....

PS- Uma palavra de respeito e solidariedade aos familiares das vítimas desta tragédia. Os meus profundos e sentidos pêsames. Deixo-vos com uma frase que me marcou num momento de profunda dor:
"As pessoas só morrem quando são esquecidas...."
Vale o que vale.... Abraço a todos."

1 comentário:

  1. muito parecida com a minha opinião, acho que as pessoas se preocupam demais em culpar o grego pelo erro do troiano. É muito triste.

    ResponderEliminar