sábado, 1 de novembro de 2014

A dor de perder alguém...

Existe algo na vida menos inevitável do que a morte? Apanha ricos e pobres, crianças, jovens, adultos e idosos, com ou sem abrigo, como ou sem amigos, os que praticam o bem e os que se aliam ao mal... Todos acabam com o mesmo destino. E haverá alguém neste mundo que nunca tenha vivido a dor de perder alguém????
Mas a vida é mesmo assim... Feita de saudades daqueles que amamos e que já partiram. Com a experiência (obviamente forçada porque nunca ninguém quer perder definitivamente alguém que ama) descobri várias coisas e cheguei a várias conclusões. 
Uma delas é que nunca reagimos e choramos da mesma forma por pessoas diferentes. Umas apanham-nos de surpresa com a sua partida e outras vão dando "dicas" de que cada vez mais o fim está próximo. Umas levam connosco o nosso sorriso de criança e todos os sonhos e fantasias e outras levam-nos o coração e alma. Tudo depende da relação mantida e não de quanto amamos essa pessoa mas de como a amamos.
Para muitas pessoas a perda não leva só alguém que era muito importante mas também a fé, a religião. Deixamos de acreditar em Deus, nas suas palavras e achamos hipócritas aqueles que as proferem como se fossem a maior relíquia do mundo. A dor é tanta que não acreditamos mais na salvação da alma e passamos a ver a morte como um fim e o "ir para debaixo da terra" como o principio do esquecimento da vida dessa pessoa.
Mas esta é a perspectiva negativa da morte - a perda de um mundo. Muitas vezes nos esquecemos porque estamos mais ocupados com a dor do último adeus, mas não é realmente importante se comparecemos no funeral, no cemitério ou se apenas ganhamos coragem para isso anos depois... O importante é que os amemos em vida mas! Mas aqui fica um conselho:
No dia em que ganhares coragem para ir ver a campa do teu ente querido, quando olhares para a fotografia, deves esquecer o corpo feito de ossos debaixo da terra e relembrar os seus talentos, os seus gestos, as suas falas mais comuns, os momentos de riso que partilharam e os de carinho também. Relembrar todos os bons momentos e a felicidade dessa pessoa quando te via porque te amava. Nesse dia podes chorar à-vontade. Mas lembra-te, chora por saudade, por amor, por falta daqueles gestos simples que agora parecem tudo. Nunca penses no que se passa agora, relembra apenas o quão bom foi ter conhecido essa pessoa, ter partilhado momentos com ela e vais ver que, apesar da dor de não a teres contigo, te vais sentir feliz teres tido a oportunidade de conhecer uma pessoa que fará para sempre parte da tua vida, memória e, especialmente, do teu coração!
FORÇA! Perder alguém querido custa imenso, mas aprendi que o importante é relembrar tudo de bom que passaram juntos e não a perda. Porque ninguém é eterno e é isso que devemos ter em mente quando pensamos na morte. Mas mais importante que pensar na morte, é pensar em quão feliz fomos com a pessoa que acabamos de perder,
Beijinhos muito docinhoS*
♥ Amo-vos avôs e avó ♥

Sem comentários:

Enviar um comentário