sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O voto é secreto, mas a opinião politica também o será?

Desde pequena que me habituaram às andanças partidárias. Desde pequena que me fizeram ver o que estava mal, e porquê e quem fez com que assim estivesse. Desde pequena que me mostram que há os que falam e lutam por um futuro melhor, e os que falam bonito mas na realidade não passam de palavras. Desde pequena me mostraram que escolher um partido é o principio e que votar é muito mais que uma obrigação ou um dever: 
Votar é lutar pelo que acredito e defendo, é mostrar que acredito que é possível melhorar e que confio nas pessoas para isso. Escolher um partido não foi difícil. Bastou-me bom senso, ouvir e ver o que me rodeia, passado e presente. Não me bastavam palavras, tinha de as confrontar com as acções!
Sim, é fácil dizer que o tal partido fez isto e isto muito bem durante o tempo em que governou. Esquecem-se é que muitas vezes, é o partido anterior que teve a preocupação de iniciar o processo e torná-lo possível.
Eu vivi isso, vi o meu partido perder e o povo a bem-dizer quem lhe sucedeu. A escola foi feita, a casa mortuária também. O saneamento iniciado e as estradas melhoradas. Mas do que se esquecem é que tudo foi planeado por quem esteve lá antes. Que eles governaram com a papinha toda feita, todos os projectos e recursos necessários para os mesmos estavam já decididos e só faltava dar o primeiro passo e iniciar construções. 
Eu tenho essas noções e não me manifesto. Existe sempre algo que me faz recuar quando decido agir na politica. Motivos pessoais que me impedem. Motivos demasiados pessoais... Por isso nada me resta senão mostrar que apoio os laranjinhas e os seus princípios. Porque vi de perto todo o trabalho que tiveram para melhorar a nossa terra, todas as noites longas a discutir projectos e horas passadas a procurar as melhores opções aos mais baixos preços. Vou votar naquilo em que acredito, não por me ensinarem que é melhor assim mas porque depois de crescer e começar a pensar, as conclusões foram exactamente essas.


E vocês? Vão votar? Acham importante? Ou é só mais uma coisa para vos tirar da cama a um domingo?

Sem comentários:

Enviar um comentário