segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O verde em castanho

Aqui o que mais se vê é a rápida transformação do verde em castanho amarelado. É o laranja, misturado com amarelo e vermelho, do fogo que acaba com as inúmeras árvores que nos ajudam a tornar o ar mais puro. Por aqui o que se vê são rostos tristes ou cansados e corações apertados  com o medo pela proximidade às casas ou fábricas.
Bichos que fogem do fogo, que perdem as suas tocas e alguns companheiros que ficam para trás. Aqui vê-se o verde do monte destruído pelo fogo. 
Somos o concelho que movimenta mais meios de combate a incêndios e isto já dura desde domingo de manhã cedo. Para além de todos os reforços portugueses ainda temos o apoio de 2 aviões franceses e 3 croatas. 
Espero que isto acabe depressa e um GRANDE OBRIGADO a todos aqueles que têm como lema:

4 comentários:

  1. odeio incêndios. odeio as pessoas que fazem incêndios. :'(

    r: também gostavas de ir para aulas de canto? :)

    ResponderEliminar
  2. um bombeiro disse a sua familia antes de sair de casa a pressa a meio do jantar (abandonou a sua familia a meio do jantar e despediu se a pressa da esposa e dos seus 2 filhos)
    ao sair a porta disse
    "nos vamos e nao sabemos se vimos. mas vamos!" foi assim que disse o seu ultimo adeus a sua familia. pois esse bombeiro foi e nunca mais voltou. imagina que era o teu pai ou o pai de algum de voces, e que te acontecia o mesmo... pensa muito bem antes de fazer algo que possa originar um incendio...
    "nos vamos e nao sabemos se vimos. mas vamos!" RIP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é uma história triste :'( mas morreu como um herói. Morreu com um propósito nobre - não estou a dizer que isso justifique a sua morte, mas a verdade é que defendeu os seus ideais, lutou pela paz que acredita ser possível. Deu a sua vida, por outras vidas.
      Acho inadmissível os fogos postos. Estão a queimar parte de nós, queimar parte do que precisamos e deveríamos amar. Ainda para mais sem qualquer motivo válido.
      Conheço histórias de fogo posto por vingança e outras em que para poder estar descansado com uma mulher, um homem recorria ao fogo posto porque o marido da amante era bombeiro. Isto é insanidade mental e devia ser punida severamente.
      Infelizmente os bombeiros são muitas vezes mal-ditos pelo povo, especialmente em momentos de stress como vi hoje uma senhora contra um bombeiro por "deixar" o fogo chegar perto da casa. Mas a verdade é que sem eles já não haveriam sequer casas e muitas pessoas não estariam vivas.
      dai eu dizer obrigado a todos.

      Eliminar
  3. o verdadeiro problema eh mesmo essas pessoas literalmente defecientes da cabeça nao saberem dar o valor aos bombeiros.
    eles arriscam a vida deles por nos e isso devia ser reconhecido

    ResponderEliminar